Próximo Mundial de Clubes no Brasil? CBF manifesta interesse em sediar competição em 2029
Próximo Mundial de Clubes no Brasil? CBF manifesta interesse em sediar competição em 2029

O presidente da CBF presenteou o presidente da Fifa Gianni Infantino com uma camisa da seleção brasileira Crédito: Divulgação/CBF
O Brasil pode sediar a próxima Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2029. Pelo menos, essa é a intenção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o jornal O GLOBO, Samir Xaud, presidente da entidade, comunicou a Gianni Infantino e Mattias Grafström, presidente e secretário-geral da Fifa, a intenção do Brasil de ser o país-sede na próxima edição. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (20).
"Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da Fifa. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. Ele ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço", disse ao GLOBO o presidente da CBF.
Além de ter recebido a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai sediar o Mundial Feminino em 2027. A Copa do Mundo de Clubes de 2029 utilizaria a mesma estrutura dos outros grandes eventos da Fifa no país.
O encontro entre Infantino e o presidente da CBF aconteceu na Cúpula Executiva de Futebol da Fifa, em Miami, com representantes das 211 associações-membro da entidade. O Brasil esteve representada no evento pelo presidente Samir Xaud e o vice-presidente Gustavo Dias Henrique.
O Marrocos, uma das sedes da Copa de 2030, já havia manifestado o desejo de sediar o torneio de clubes sozinho. No entanto, o presidente da federação marroquina, Fouzi Lekjaa, afirmou recentemente que os três países (Marrocos, Espanha e Portugal) poderiam receber o evento em preparação para a Copa.
Outro país que já se manifestou sobre o torneio foi a Austrália. Após o sucesso da Copa do Mundo Feminina de 2023, a federação local anunciou que o país se candidataria para receber tanto a Copa Asiática Feminina da AFC de 2026 quanto a Copa do Mundo de Clubes da Fifa de 2029.
Mattias Grafström, secretário-geral da Fifa, não esconde que o torneio pode acontecer em qualquer lugar, tendo citado recentemente até a América do Sul como possível destino. Segundo o The Athletic, até mesmo uma segunda edição nos Estados Unidos é cogitada.
Comentários (0)