Nova frente fria chega ao Brasil e promete derrubar temperaturas em várias regiões
Nova frente fria chega ao Brasil e promete derrubar temperaturas em várias regiões

Vem aí mais uma onda de frio no Brasil. O fenômeno, que será o quarto de 2025 e o segundo desde o início oficial do inverno, deve avançar sobre o Sul, o Sudeste, grande parte do Centro-Oeste e também parte da região Norte do país.
A nova frente fria vai atuar entre os dias 30 de junho e 4 de julho, levando uma nova dose de ar polar para milhões de brasileiros. As áreas mais atingidas serão quase todo o Sul do Brasil, a maior parte de Mato Grosso do Sul, o centro-sul e oeste de Mato Grosso, além dos estados de Rondônia, Acre e o extremo sul do Amazonas.
Em muitas regiões, o tempo sequer teve chance de esquentar após a última onda de frio, o que deve manter os dias gelados, principalmente no centro-sul do país.
Sudeste escapa do frio intenso
Desta vez, porém, a circulação de ventos sobre a América do Sul vai impedir que o ar frio avance com força pelo Sudeste. A tendência é de aquecimento gradual em quase toda a região nos próximos dias. Ainda assim, noites e madrugadas continuam com temperaturas amenas, principalmente no extremo sul de São Paulo, única área onde o resfriamento será mais significativo.
Veja onde o frio será mais intenso
De acordo com os meteorologistas, o mapa de previsão mostra em azul escuro as regiões onde as temperaturas devem ficar pelo menos 5°C abaixo da média para esta época do ano. Nessas áreas, o frio será sentido com mais intensidade. Já nas regiões em azul claro, o resfriamento também será forte, com quedas entre 3°C e 5°C abaixo da média, mas sem atingir o patamar para ser classificado como onda de frio.
No Centro-Oeste, Campo Grande, o Pantanal sul-mato-grossense e a região de Cuiabá, Cáceres e áreas próximas à fronteira com a Bolívia voltam a registrar temperaturas baixas.
No Norte, o sul de Rondônia, especialmente a região de Vilhena, a fronteira com a Bolívia e o leste do Acre, incluindo Rio Branco, também sentirão a nova friagem.
No Sul, o frio será novamente intenso em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e nas áreas oeste, sul e leste do Paraná. As capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre estão dentro da zona de maior impacto.
Geadas e temperaturas negativas
Temperaturas abaixo de zero devem ocorrer em áreas de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina durante a passagem dessa nova massa de ar polar. Apesar do frio rigoroso, a circulação dos ventos não deverá manter umidade suficiente para formação de nuvens carregadas, por isso não há previsão de neve.
Por outro lado, a formação de geadas é quase certa, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde termômetros podem voltar a marcar valores próximos ou até abaixo de 0°C.
Fique atento! A recomendação é reforçar os cuidados com a saúde, proteger animais domésticos e, para quem vive em áreas rurais, tomar medidas para minimizar os impactos do frio na agricultura.
Por Jornalista Malu Araújo
Imagem: Crédito: Climatempo
Comentários (0)